1 - Evite o contato com produtos químicos

As semijoias são banhadas a ouro e não uma peça maciça em ouro. Então a primeira dica de cuidados com semijoias é, retire seus anéis, pulseiras, quando for manusear produtos químicos e de limpeza em geral.

 

 

2 - Tome cuidado com perfumes e hidratantes

Não se preocupe! Você não precisa deixar de usar perfumes e hidratantes, basta que  primeiro você aplique os cosméticos, aguarde secar durante alguns minutos e após coloque as  suas peças.

Esses produtos possuem uma diversidade de substâncias que ao entrarem em contato com as peças, podem contribuir para a oxidação do banho e a deterioração das camadas.

E esse acaba sendo um dos cuidados com semijoias mais comum de ser esquecido, então fique atento.

 

 

3 - Limpe com água e sabão neutro

Essa é uma dúvida muito comum, a semijoia pode molhar? Sim pode, mas como falei anteriormente, os produtos de limpeza podem danificar suas peças, então o ideal é que você limpe suas semijoias com água corrente e sabão neutro.

Feito esse processo da lavagem certifique-se que não ficaram resquícios de produto. Em seguida, seque as peças com um pano seco e usei uma flanela para lustrar.

 

 

4 - Não utilize semijoias para fazer exercícios físicos

O seu próprio suor pode atrapalhar a vida útil das suas semijoias. Isso ocorre em razão de uma substância que nosso corpo produz, o ácido úrico. Esse composto químico é expelido pelo suor e a quantidade vai depender da pessoa.

Quando liberado em taxas mais altas, ele causa a aceleração do processo de oxidação das semijoias, ou seja, elas escurecem. Então falando em dicas de uso semijoias, não é aconselhável a prática de atividades físicas usando suas peças.

 

 

5 - Evite atritos com outras superfícies

Outra dica super importante e que na maioria das vezes pode passar despercebido, é não utilizar suas peças em momentos que elas possam sofrer algum tipo de atrito.

Lavar louça, contato com pedras e areias, entre outras superfícies pode desgastar o banho e danificar suas peças. Ao ir à praia, por exemplo, lembre-se de tirar seus brincos, colares ou qualquer semijoia que esteja usando.

As pedras estão sujeitas a quebrar, cuidado evirte queda e atrivo.

 

 

6 - Guarde com cuidado

Você sabe como guardar semijoias? A forma como você guarda suas peças é de extrema importância para conservá-las por mais tempo. Sendo assim, evite exposições exageradas ao sol, luz, umidade, materiais perfumados.

Procure usar saquinhos de veludo ou colocá-las em caixinhas separadamente, evitando que suas semijoias arranhem umas às outras.

 

 

7 - Evite quedas

Por último, mas não menos importante quanto aos cuidados com as semijoias banhadas, tenha cuidado para não deixar suas peças caírem no chão. Aquelas semijoias com cristais ou pedras naturais podem quebrar ao cair e isso não tem conserto.

Vale lembrar ainda que o "mau uso" das peças está relacionado ao não cumprimento das dicas de conservação e cuidados com semijoias. Já que ao não seguir essas orientações, a vida útil das suas semijoias acaba sendo menor.

Sem contar, que a política de garantia da maior parte das empresas de semijoias não cobre danos por mau uso.

 

 

8 - Evite usar as peças na praia

Por mais que a gente saiba que você quer estar incrível na praia ou em uma deliciosa tarde na piscina, não é indicado usar suas semijoias nessas ocasiões. O cloro e a água do mar podem fazer com que os acessórios estraguem em pouco tempo, principalmente porque você vai passar muito tempo com eles. 

Além desses fatores, podemos somar o suor, os produtos bronzeadores e o atrito com a areia. Com tudo isso, um único dia de sol pode custar a integridade do item (dependendo de qual seja). Portanto, é melhor deixar as peças em casa antes de ir à praia ou à piscina.